quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Legend - Opinião

Opinião: Finalmente li Legend! WIIIIIIIIIIIII
Devo ser praticamente a ultima blogger em Portugal a ter lido este livro -_- tãoo  eu! Foi ficando para trás... até à manhã em que finalmente decidi pegar-lhe.
Comprei Legend, durante a minha ressaca aos Jogos da Fome e, como a própria capa indica, este livro é apropriado para os fãs de HG por se tratar de uma distopia YA.
Apropriado? Sim. Semelhante? Não. Nada a ver com os Jogos da Fome. São ambos únicos e diferentes.
Então, Legend conta-nos a história de Day e June. Dois adolescentes provenientes de mundos muito diferentes mas ambos muito determinados. A história desenrola-se numa sociedade distópica. É nos apresentada a Republica como nação independente das restantes Colónias. Gostava muito de vos poder explicar mais sobre esta Republica e este mundo distópico, mas infelizmente não posso. Por causa de spoillers, perguntam vocês? Não. Porque a autora não desenvolveu este aspecto na história.
É de facto a única critica negativa que tenho ao livro. A construção do mundo deixa muito a desejar. Passei o tempo toda num virar páginas incessante, sempre à espera de uma explicação para o estado actual das coisas e nada. Presumo que tenha havido alguma espécie de catástrofe natural, a julgar por algumas dicas que nos vão sendo dadas. No entanto, e como ainda não li os restantes volumes desta trilogia, não sei se esta falha é ou não colmatada. 
A história é nos contada sobre o ponto de vista quer do Day, quer da June. A narrativa oscila entre os dois pontos de vista, sempre com capítulos curtos, e marcados por tipos de letras diferentes. Um aspecto que gostei muito e que revela alguma preocupação por parte da editora. Boa trabalho =)
Ao longo do livro acompanhamos a June, na sua tentativa para capturar o Day, suspeito da morte do seu irmão, assim como seguimos o Day, na sua tentativa de salvar a sua família.
Gostei muito de Legend. Gostei das personagens, dos 2 protagonistas, que é raro acontecer, e do twist perto do fim! Fiquei de queixo caído! Gostei do pouco que li acerca desta Republica, e dos problemas com que esta sociedade se depara. Senti-me muito mais próxima desta realidade do que a dos Jogos da fome. De certa forma, e isto se tiver sido um desastre natural o causador de tudo, é muito mais fácil imaginarmos um futuro distópico assim, do que um Capitólio com assassinatos todos os anos.
Preciso de ler a continuação. Preciso de ver se a autora desenvolveu mais o mundo distópico que criou, e também, o rumo que as coisas vão tomar daqui para a frente. Mas preciso sobretudo que este livro venda em Portugal, caso contrário a continuação nem vê-la, e lá terei eu de investir na série em Inglês.
Altamente recomendado para fãs de distopias e de YA. A escrita é super simples, adequada ao género, mas ainda assim cativante! Toca a ler quem ainda não leu, toca a comprar, que eu quero a minha continuação!


Sinopse: Outrora conhecida como a costa ocidental dos Estados Unidos, a República é agora uma nação em guerra permanente com as vizinhas, as Colónias.
Nascida numa família de elite num dos distritos mais abastados da República, June, aos quinze anos, é um prodígio militar. Obediente, entusiasmada e dedicada ao seu país, está a ser aperfeiçoada para fazer parte dos círculos mais elevados da República.
Nascido num dos bairros de lata do Setor Lake da República, Day, também com quinze anos, é o criminoso mais procurado da República. Mas talvez os seus motivos não sejam tão maliciosos quanto parecem. Pertencendo a mundos muito diferentes, não há motivo algum para que os caminhos de June e Day se cruzem - até ao dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado, e Day se torna o principal suspeito. Agora, apanhado no derradeiro jogo do gato e do rato, Day corre pela sobrevivência da sua família, enquanto June tenta desesperadamente vingar a morte do irmão.
Contudo, numa reviravolta chocante, os dois descobrem a verdade daquilo que verdadeiramente os levou a encontrarem-se, e a que ponto a nação de ambos está disposta a chegar para manter os seus segredos.
Repleto de ação imparável, suspense e romance, o fascinante primeiro romance de Marie Lu irá certamente comover e arrebatar os leitores.

12 comentários:

  1. Eu ainda não li esse mas fiquei com vontade.. Também gostei muito da trilogia Hunger Games :)
    CriArte a Ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoroooooo Hunger Games, sou fanática :D .... curiosamente ainda nem fui ver a primeira parte do ultimo filme. Agora já nem devo apanhar nos cinemas... enfim

      Eliminar
    2. Pois, eu sei que és fanática hehe.
      Eu também ainda não vi o filme, mas espero que esteja bem adaptado.
      Já leste Maze Runner? Eu vi o filme e é uma distopia e pareceu-me interessante, agora queria ler os livros mas também ouvi dizer que há um declínio.. Mas por que raio é que os autores têm de fazer isso?

      Eliminar
    3. Pois... também queria ler Maze Runner, mas precisamente por ter visto muitas pessoas dizerem que não é nada de mais... fiquei com medo. Se já tivesse os livros, obviamente pegava neles, mas sendo assim... tenho receio.

      Eliminar
  2. Olá Neuza,

    este foi o pior livro e a pior trilogia que li em 2014

    este 1º ainda escapa, mas tem muitos assuntos inesplicáveis e os outros dois são muito piores que este :(

    tchii *_*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério??? medooo! Opah isso enervou-me muito! Passei o livro todo à espera de explicações que nunca vieram e também houve uma data de outras situações que podiam e deviam ter sido melhor exploradas, explicadas e trabalhadas, e que não foram. Veremos... não me parece que a continuação vá ser publicada em pt

      Eliminar
    2. Também li a opinião de outra leitora portuguesa, que tem muitos seguidores de crítica na amazon, e ela disse exatamente o mesmo que eu. Até disse pior, disse que só se aproveita a caixa ( ela tb tem a boxset). Puros sim, essa é que vale a pena, ameiii essa. Está muito bem desenvolvida e a autora explica como se chegou ao que se chegou e quem o fez. Li o 1º em pt e os outros em inglês, valeu muito a pena.

      Eliminar
  3. Olá minha linda.
    Não és a única blogger que não leu. Eu tb não li!! LOLL
    Fiquei com curiosidade, mas receosa pois sou fã dos Jogos da Fome e foram eles que me despertaram o gosto por este tipo de livros.
    Obrigada pela tua opinião.
    Já pus na whislist.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Pois eu sou mega fã e tb tive algum medo. Eu gostei mas depois te ter falado com algumas pessoas confesso que estou com algum medo das continuações :(
    Mas experimenta linda pode ser que gostes e é sempre bom termos outros pontos de vista =)

    ResponderEliminar
  5. Não vou comentar sobre este livro porque não o li. Estou só a aproveitar a publicação que é a mais recente para comentar sobre os Doze do Justin. Vi na tua lista de leitura de 2014 que o tinhas "papado" e corri o blogue à procura da opinião. E fiquei contente. Ainda bem que gostaste porque eu também gostei muito! Já disse o que tinha a dizer e vou embora. Beijinhos e bom 2015.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!!!
      Não fazia ideia que tinhas lido os doze. eu sou uma melga com esse livro tu não fazes ideia! Passo o tempo a impingir esta trilogia às pessoas mas poucas têm sido as que me ligam alguma coisa... enfim!
      Beijocas

      Eliminar
    2. Melga melga que vale a pena, Quando souberes do terceiro que saberás muito mais rápido que eu, apita! Bjks

      Eliminar