domingo, 25 de janeiro de 2015

As Instruções da Pitonisa ( Trilogia As Faces de Victoria Bergman III ) - Opinião

Opinião: Deixei passar cerca de dois dias até escrever esta opinião. Não podia ser de outra forma. Este foi talvez o livro que mais me custou ler em toda a vida e cuja trilogia se terá tornado numa das melhores de sempre!
Chegou ao fim e eu continuo sem saber bem o que escrever acerca desta trilogia. Mexeu muito comigo no todo, mas este ultimo livro especialmente. É tão cruel e chocante como os anteriores, se não mais ainda!
Se calhar vou começar pelos aspectos mais práticos da coisa. Na minha opinião, convém ler estes livros de seguida. É uma trilogia tão rica em detalhes e pormenores que facilmente nos escapa alguma coisa. Não é fácil reter nomes de pessoas e ruas em sueco, acreditem...especialmente se a única coisa que souberem dizer for Ikea -_-
Na prática estes 3 livros teriam sido 1. Vi ontem uma entrevista com os autores em que explicam isso. Houve a necessidade de os dividir em 3, pelo facto de serem novos autores e por não saber que tipo de aceitação os livros teriam pelo público sueco. Da minha parte meus queridos, vocês estão mais do que aceites =)
Outro aspecto prático acerca do livro, e talvez o único que não gostei, foi o facto de ao longo da leitura nos serem apresentadas várias frases em sueco ou alemão, e faltar a notinha de rodapé com a tradução. Sim, eu podia ter ido ver ao google tradutor. Mas não fui... oh well my bad.
Como sabem, e como já referi tanto em vídeos como noutras opiniões, esta trilogia é muito pesada. Aborda temas tão obscuros e sensíveis como a pedofilia, o abuso de menores e tantas outras situações. Parece estranho que depois disto se diga que estes livros são fenomenais. Mas de facto são. Incrivelmente bem escritos, revelam uma mestria e inteligência como eu nunca li em mais lado nenhum. Não me canso de os recomendar. Sim, são chocantes, sim são gráficos, e sim são um virar páginas. Todos os nossos sentidos estão em alerta com este livro. Foi de facto uma experiência muito sensorial!
Não vos posso revelar nada acerca do final, apenas vos posso dizer, que neste momento o público se está a dividir entre as 4 e as 5 estrelas. Sendo que os leitores que dão as 4 estrelas ficaram de certa forma insatisfeitos com o final. E os que dão as 5 gostaram.
Eu dei as 5. Não, não é o final que eu queria de todo. Senti falta de um certo confronto final. Mas foi o final adequado. Uma história tão crua só podia terminar assim. Um final mais cor de rosa, não ficaria aqui bem. Adorei! Já vos disse que recomendo?



(eu com os autores aquando do lançamento do livro A rapariga-corvo)

Sinopse: Um carro é devorado pelas chamas em Tantoberget. No interior, estão os corpos carbonizados de duas mulheres, as principais suspeitas dos assassínios em série das antigas alunas do internato de Sigtuna que Victoria Bergman frequentou. Na posse de uma delas, a polícia encontrou várias polaroides dos assassinados rodeados por túlipas amarelas. A detetive Jeanette Kihlberg compreende que, sob a aparência de suicídio a loucura mortífera prossegue o seu caminho. Sofia Zetterlund mantém as sessões de autoterapia para tentar, finalmente, compreender quem realmente é. Victoria Bergman recusa-se a ser dominada e ameaça continuar. Entretanto Madeleine, pensa na sua próxima vítima. É tempo de pagar.

9 comentários:

  1. Quero tanto ler mas tenho de esperar um mês... Se já estava curioso, agora estou desesperado! x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê um mês? Tens de ler! É tão bom! O final é completamente inesperado, não é nada do eu estava à espera. aliás, nem eu nem ninguém, daí as reacções das pessoas estarem a ser tão distintas. Ou se gosta do final ou não. Eu adorei!

      Eliminar
    2. Porque estou em Espanha e só nas férias de Carnaval é que dá para receber alguns livros de Portugal :P

      Eliminar
    3. Oh =( e não dá para te enviarem os livros?

      Eliminar
  2. Opa, eu tenho mesmo mesmo mesmo meeeeeessssmooooo que ler esses livros!

    ResponderEliminar
  3. Tu estiveste com eles! Ah, que bom :D
    Já tinha começado a ver a entrevista há uns tempos, mas parei porque queria acabar a trilogia primeiro. Eles são tão engraçados de uma maneira meia sombria, adorei ouvi-los falar :D
    Se este é o primeiro livro deles, fará os próximos *-* espero que continuem a publicar cá em Portugal!
    Acho que esta é mesmo a minha trilogia preferida, até porque aquela Victoria não me vai sair da cabeça tão cedo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Victoria vai ficar para sempre na minha memória. Foi das personagens mais marcantes que já li. E é incrível como se termina o livro a gostar dela! pelo menos comigo aconteceu isso.
      Adorei conhecê-los =) e espero que voltem a Portugal quando for o lançamento do próximo livro deles!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Oh pá. gémeas! Eu tb só sei dizer IKEA em sueco!!! ahahah
    Mal posso esperar por estes livros. Mas deve ser preciso tomar qualquer coisa para preparar o estômago antes ou não?
    Isso das frases noutra língua sem tradução é um cadito chato...tb acontece no Nome da Rosa, com frases em latim...é assim um bocadinho parvo não traduzirem, se traduzem o resto do livro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yup... convém tomares assim um vodka não sei algo pesado... é brutal mesmo. No fim de semana já tos levo =)

      Eliminar