domingo, 24 de agosto de 2014

O mundo Blogspot - Páginas Encadernadas


Esta semana, o mundo dos blogues literários ficou mais pobre! O blog Páginas Encadernadas, gerido pela queridissima Catarina, vai fechar as portas. 
Fiquei tão triste quando soube ... adoro a Catarina e o seu blog foi um dos primeiros que comecei a seguir com atenção, pois tem um estilo completamente diferente do da maioria.
Não posso dizer que não entendo as razões que levaram a esta decisão, pois também eu dou por mim, por vezes, completamente desmotivada com o blog. Continuo a gostar de escrever e a gostar de cuidar deste espaço; independentemente de ter o canal no youtube, que é uma coisa ainda muito recente e que nem eu sei se vai durar.
Não é fácil. Para além do Mil Folhas, tenho um blog dedicado aquela que é a minha profissão. Acho que desde Março não publico nada... deixou de fazer sentido... afinal de contas para quem é que eu estava a publicar? Se independentemente de 100 visualizações ou mais, o feedback era zero? Quem gosta do que lê, tem tendência para não comentar, e quem não gosta, perde sempre 2 minutos a mandar a abaixo... ora assim, não há quem aguente.
As opiniões vão-se acumulando, e a vontade de escrever vai-se esvaindo. Felizmente sei que, pelo menos 5 pessoas lêem tudo aquilo que eu escrevo e comentam ... a vocês o meu muito obrigada pela motivação extra que me dão!
Sinto que os blogues estão casa vez mais a perder terreno para as redes sociais. Tenho muito mais feedback daquilo que publico, numa rede social, do que no blog, o que por vezes, me deixa triste...
Enfim... vou sentir muito a falta das publicações da minha Cata, mas temos sempre o seu canal no youtube !!! Wiiii
Um beijo gigante minha amora linda, sabes que te adoro!!!

21 comentários:

  1. É verdade, às vezes também sinto o mesmo em relação ao blog e ao feedback :/
    Tenho pena que tenha encerrado o Páginas, mas pelo menos ainda temos o canal :)

    ResponderEliminar
  2. Como vos compreendo... Ando nisto há dois anos e não passo dos poucos seguidores e poucos comentários. Felizmente ainda vou tendo algum feedback positivo e ainda não tenho nenhum hater. ou será mais, infelizmente? Porque na verdade, já que não passo dos meus quarenta e poucos seguidores, algo estou a fazer de errado, não? Umas criticas de vez em quando talvez ajudassem o blog a crescer e a melhorar. Ou não? Muitas vezes também me desmotiva ir ao blog e escrever alguma coisa. Ultimamente tenho usado o blog para falar mais de outras cosias que não livros, e o feedback tem sido positivo, mas ainda assim é pouco...

    É pena ver blogues bons, como o caso do Páginas Encadernadas, cujas bloggers são assíduas e dedicadas no seu trabalho e mesmo assim perdem a motivação. Acho que todas nos perguntamos o mesmo: "Para quem estamos a escrever?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: A box de seguidores desapareceu O.o

      Eliminar
    2. Pois foi! Que raio... e agora não me lembro como se volta a por. Tenho que investigar isto...

      Eliminar
  3. Vocês matam-me :')
    Parei de bloggar porque não fazia mais sentido para mim. Tinha algum feedback e era o suficiente para me deixar feliz, mas postar em si já não me dizia nada. Ia adiando, adiando, adiando e a vontade de escrever nunca voltava :X
    Neste momento é o canal que me completa, por isso é nessa vertente que vou apostar.

    Spinelli, houve uma altura em que me preocupava com o número de seguidores, mas depois cheguei à conclusão de que mais vale poucos e bons. Ter 400 seguidores e só 10 serem assíduos por exemplo (e isto é u número aleatório) também é... problemático. Eu acho. Acho que não conhecia o teu blogue, mas vou dar uma olhada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu percebo o que estás a dizer e tens razão. Mas ainda assim, 46 seguidores em 2 anos, acho muito pouco. Sinto-me muitas vezes a falar para o ar... Mas tenho algumas bloggers que me visitam diariamente, já não é mau.

      Eliminar
    2. Tens página no facebook?
      PS: Tens mais uma seguidora :p

      Eliminar
    3. Só mesmo a minha página pessoal, não tenho nenhuma do blog. Já pensei no assunto, mas a verdade é que sem parcerias e sem escrever assiduamente no blog, não sei se me serve de alguma coisa ter pagina no fb. Não sei se não me faltará assunto para lá escrever com regularidade...

      PS: Já vi, obrigado :) Tenho que espreitar o teu canal

      Eliminar
    4. O Face ajuda bastante a nível de divulgação :) E podes atingir um novo público alvo nunca se sabe :p
      Se criares avisa

      Eliminar
    5. Tenho que pensar no assunto :)

      Sim depois alerto!

      Eliminar
  4. Viva,

    Bem lamento a partida da blogosfera deste blog mas claro temos que compreender, o mais importante é que a nossa amiga não nos deixou :)

    Por acaso tambem acho que devia haver mais cooperação / comunicação com os vários blogues, mas pronto felizmente tenho poucos seguidores, mas como diz a Cata dos bons e isso é sem duvida o mais importante :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente Fiacha =) temos de ser nós a dar o exemplo
      Beijinhos

      Eliminar
  5. De vez em quando comento alguns blogs. Já houve tempos em que comentava mais. Mas desde que uma vez fui mal interpretada num blog (não neste), comecei a pensar 2 ou 3 ou 4 vezes antes de comentar o que quer que fosse. A dona do blog levou a mal o meu comentário e fez um comentário que eu achei bastante insultuoso. Levei a mal, sim. Fiquei sentida. Não gostei do que ela me disse porque notou-se que não percebeu o que eu quis dizer. Enfim...
    Quanto ao blog "Páginas encadernadas", por acaso até gostava de ler o que a dona do blog escrevia. Tenho pena que tenha terminado o blog.
    E concordo que o número de seguidores ou de comentários não quer dizer nada. Há blogs com centenas de seguidores, mas só porque é obrigatório ser seguidor para participar em passatempos. E isso o que interessa? Não são pessoas que querem realmente ser seguidores do blog. São pessoas à caça de passatempos. Mais vale ter poucos e bons do que centenas que na realidade não o são.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que disseste... a maioria dos seguidores que tenho, foi porque fiz um passatempo no blog, caso contrário duvido que os tivesse, porque lá está, basta ver quem são as pessoas que comentam aquilo que escrevemos!
      Não te deixes melindrar por causa das outras pessoas... há pessoas mal educadas em todo o lado =)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olha que engraçado, parece de propósito como este comentário se integra tão bem no meu post dos anónimos. Esqueci-me de referir que por vezes quem não tem grande carácter são as/os bloggers....

      Eliminar
  6. Neuza...não conheço o blog de que falas mas conheço bem essa sensação de que estamos a escrever para ninguém!!! É um desânimo, é que se alguém lê também não comenta nada! E também não quero trocar o meu blog por uma página do face, eu só queria partilhar experiências e aprender coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Kicas não é fácil, e no nosso caso que temos blogs alusivos à profissão, ainda é mais difícil ter feedback.

      Eliminar
  7. Olá,
    Só agora estou a conhecer o teu blog (através do teu canal) e compreendo esta desmotivação.
    Já houve alturas em que me apeteceu fechar o blog – a última vez foi quando fui insultada por não gostar de um livro. Depois, e com o carinho que recebi de algumas bloggers, resolvi continuar e percebi que estou muito bem assim. O meu blog é mais para mim que para os outros. É um registo das opiniões que tive na altura que li os livros. Ter feedback é ótimo e tenho-o tido em qualidade se bem que não em quantidade.
    Mas percebi que adoro o meu blog, adoro escrever (apesar da manifesta falta de talento para tal) e de registar as minhas loucuras literárias para “memória futura”.
    Isto para dizer que nenhuma página de facebook ou de alguma rede social irá, para mim, substituir os blogs, por serem demasiado passageiras.
    E adoro ler blogs de livros. O que mais gosto, sempre, são as opiniões sobre os livros. Opiniões sinceras, sem spoilers e que sejam diferentes de resumos. Gosto de conhecer os sentimentos de quem leu aquele livro, se gostou amou ou odiou. Gosto de textos relacionados com livros, partilha de opiniões.
    Por isto tudo, para todos, boas leituras 

    ResponderEliminar
  8. Não sabia :( oh! que pena... É verdade que uma pessoa anda mais a leste mas nem é por mal. Força :) Não desistas.

    ResponderEliminar